BLOG

INSTRUÇÕES BÁSICAS DE UTILIZAÇÃO DO WORDPRESS

INSTRUÇÕES BÁSICAS DE UTILIZAÇÃO DO WORDPRESS

O WordPress é um gerenciador de conteúdo que permite editar as informações do seu site, sem precisar de conhecimentos técnicos de desenvolvimento de websites. No primeiro momento a interface dá a impressão de ser complicada, mas com o tempo você vai familiarizando com a ferramenta e acostumando com os comandos, ficando mais fácil a sua utilização.

INSTRUÇÕES BÁSICAS DE UTILIZAÇÃO DO WORDPRESS login wordpress

ENTRAR/LOGIN

Para entrar no WordPress você terá que digitar o endereço da página de administração. Geralmente este endereço é o domínio do seu site mais a terminação /wp-admin/ ficando exemplificado desta forma: www.dominioseusite.com.br/wp-admin/ . Após digitar este endereço e clicar Enter irá aparecer a página inicial de Login e Senha. Preencha os campos de Login e Senha com os dados do Administrador e clique Entrar.

INSTRUÇÕES BÁSICAS DE UTILIZAÇÃO DO WORDPRESS Posts  WordPress

POST / PÁGINA

O WordPress tem 02 formas de publicar conteúdo, através do Post e Página. Estas duas ferramentas são bastante similares porém apresentam algumas diferenças. O Post é utilizado como conteúdo mais temporário e dinâmico como notícias de um blog. Já a Página é um tipo de conteúdo mais permanente como a História da sua empresa.

Outra diferença entre o Post e a Página é que os Posts podem ser classificados por categorias, já as páginas isso não é permitido. Outra diferença até considero uma vantagem do Post sobre a Página é a utilização de certos Plugins que funcionam nos Posts e não nas Páginas e que melhoram a funcionalidade do Post e não das Páginas. Também pode-se classificar os Posts em Tags (palavra-chave) o que não é permitido nas páginas.

Essa escolha fica a seu critério quanto a utilização de um ou outro, mas na minha opinião que já tenho certa experiência na utilização de WordPress, aconselho dar preferência na utilização do Post para publicação de conteúdo no seu site.

INSTRUÇÕES BÁSICAS DE UTILIZAÇÃO DO WORDPRESS adicionar novo post

ADICIONAR NOVO POST

Clique no menu Post/Adicionar_Novo na barra lateral do administrador. Abrirá uma caixa de conteúdo em branco. Preencha o título do post, sendo o mais completo possível definindo o assunto do post. O preenchimento de palavras-chave no título é um procedimento importante para ajudar a otimizar o seu site junto aos mecanismos de busca (Google, Yahoo e Bing) .

Preencha o conteúdo do Post no campo principal utilizando maior quantidade de texto, utilizando maior número de palavras–chave sobre o assunto em questão. Evite utilizar apenas imagens porque elas não dizem muita coisa aos mecanismos de busca. Escolha uma Categoria relacionada a este Post.

ALTERAR POST

Basta clicar em Posts na barra lateral, você verá a listagem de todos os Posts do site. E clicar no título do post procurado. Abrirá uma caixa de edição onde se pode alterar o texto. Ao finalizar clique em ATUALIZAR. Aí o Post será salvo com as alterações realizadas.

INSTRUÇÕES BÁSICAS DE UTILIZAÇÃO DO WORDPRESS Saiba Mais Comando More

OPÇÃO SAIBA MAIS…

Um recurso muito utilizado nos Posts é a utilização do comando que divide o texto mostrando apenas o resumo inicial até o ponto que você inseriu este comando. Este comando é um botão que você clica e insere este comando dentro do texto de edição do Post. Coloque o cursor do mouse onde quer que o texto seja cortado,clique no botão na barra de ferramentas de estilo. Clique em Atualizar para salvar. Geralmente se insere depois de umas 06 a 08 linhas do texto. Quando se clica no título do Post ou no link Saiba Mais… abrirá o post individual com o conteúdo completo. Isso é uma maneira de reduzir a quantidade de informação até a pessoa escolha o que ela realmente interessa.

INSTRUÇÕES BÁSICAS DE UTILIZAÇÃO DO WORDPRESS inserir categoria wordpress

INSERIR CATEGORIA

As categorias servem para classificar determinados tipos de Posts. Agrupando em um conjunto. Ao clicar em um Categoria irá mostrar todos os posts que estão definidos nesta categoria. Para inserir uma categoria, clique em Posts/adicionar_Categoria na barra lateral do Administrador. Preencha o nome da categoria. Em seguida preencha o Slug (nome-endereço-www), utilizando apenas letras minúsculas sem acento ou espaço. O Slug é utilizado para definir o endereço URL (www) da categoria.

INSTRUÇÕES BÁSICAS DE UTILIZAÇÃO DO WORDPRESS Inserir Mídia

INSERIR IMAGEM EM UM POST

Quando enviamos uma imagem para o WordPress ele salva em 03 tamanhos diferentes: Pequeno, Medio e Grande. Para inserir uma imagem no meio de um texto, clique em Inserir Mídia/Enviar Arquivo, após fazer o upload, escolher o tamanho médio, marcar a opção Align Left, para ficar alinhada a esquerda com texto ao lado. Escolher a opção de link como ARQUIVO DE MÍDIA para linkar com uma em tamanho maior. Ou linkar com uma página que mostrará a imagem maior dentro de uma página do WordPress. Fica a seu critério a escolhe da melhor opção para utilização. Geralmente quando se cria um link para uma imagem utiliza-se um plugin de galeria de fotos como o Lightbox, Lightview, etc.

Se quizer imagem do tamanho Grande irá ocupar toda a largura do post, entre no post desejado, coloque o cursor do mouse onde quer inserir a imagem e clique INSERIR MÍDIA. Faça o Upload da imagem desejada e escolha tamanho Grande, Align Left para alinhar a esquerda e Linkar com Arquivo de Mídia ou para uma página.

INSTRUÇÕES BÁSICAS DE UTILIZAÇÃO DO WORDPRESS criar galeria de fotos wordpress

INSERIR GALERIA DE FOTOS

O WordPress possui uma galeria de fotos de fácil utilização. Entre no Post desejado clique em Adicionar Mídia em seguida clique em adicionar GALERIA DE FOTOS. Clique em Enviar fotos e escolha as fotos desejadas e faça o Upload. Escolha a quantidade de colunas da galeria. Insira quantas fotos quizer na galeria de fotos.

INSTRUÇÕES BÁSICAS DE UTILIZAÇÃO DO WORDPRESS filtrar por categoria wordpress

FILTRAR POSTS POR CATEGORIA

Quando clicamos em Posts na barra lateral do WordPress, são listados todos os Posts do site juntos e misturados. Existe um procedimento de filtragem dos posts que é selecionar apenas os Posts de determinada categoria. Essa é uma ferramenta muito interessante que ajuda a listar apenas os Posts de interesse naquele momento. Esta ferramenta se localiza acima do primeiro post da lista, em um campo de seleção Drop Down, escrito Selecionar Categoria e o botão Filtrar. Escolha a Categoria desejada e clique em Filtrar. Aí o WordPress listará apenas os Posts da categoria selecionada. Permitindo uma visualização mais clara dos posts, com menos informação na tela.

01dez

INTEGRAÇÕES

Raw Design | Agência Web | Websites | Lojas Virtuais | Comércio Eletrônico contato@rawdesign.com.br

Telefone: (31) 99971-1890